lunes, 12 de diciembre de 2011

Gramsci e histórias em quadrinhos:Mafalda e a construção de sentidos contra-hegemônicos

Apesar da recente profusão de trabalhos acerca das hq’s e sua relação com a educação, estudar os quadrinhos na sala de aula ainda representa tarefa difícil não apenas pela bibliografia acadêmica ainda incipiente, mas sobretudo pela dificuldade em se discutir tal linguagem sem incorrer no mecanicismo, no utilitarismo, ou em outras palavras, estudar as hq’s sem enjaulá-las na categoria de "ferramenta", de "carta na manga" do professor.
Tendo como base o conceito de hegemonia em Gramsci, sobretudo da noção de contra-hegemonia, buscamos analisar Mafalda, obra do cartunista argentino Quino, no ensino de História, a partir do que chamamos de "crítica Mafaldiana" aos elementos característicos da sociedade burguesa. É esforço fundamental da pesquisa identificar em que medida é possível, a partir da crítica "Mafaldiana", construir, coletivamente, sentidos contra-hegemônicos na sala de aula.
Em termos metodológicos, foram selecionadas duas tiras de Mafalda, presentes na obra Toda Mafalda, no intuito de subsidiar as reflexões aqui esboçadas. A restrição de espaço impediu a análise de mais tiras.
Palavras-Chave: Ensino de História – Mafalda – Contra-hegemonia.

Tomado de: http://www.gramsci.org.ar/mafalda/mafalda.htm

No hay comentarios:

Publicar un comentario